Por que Voltaire lutava contra o fanatismo?

Por que Voltaire lutava contra o fanatismo?

Voltaire, no entanto, somente condenava e lutava contra dois tipos de pensamento: o fanatismo e a superstição, pois estes levam a liberdade à ruína. A frase “posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até a morte o direito que tem de dizer” é frequentemente atribuída a Voltaire.

Como pode ser sintetizada a frase de Voltaire?

Ela pode ser sintetizada em uma frase que lhe é comumente atribuída: “Não concordo com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la”. Apesar de não haver certeza de que a frase seja mesmo de Voltaire, ela expressa bem seu pensamento.

Qual era a tolerância de Voltaire?

A tolerância era um tema essencial para ele, pois muitas vezes o filósofo foi censurado e interditado por seu pensamento liberal. Voltaire, no entanto, somente condenava e lutava contra dois tipos de pensamento: o fanatismo e a superstição, pois estes levam a liberdade à ruína.

Quais foram as publicações de Voltaire?

Voltaire publicou ao menos 53 textos dentre roteiros para peças, romances, contos, extensos poemas, ensaios e tratados filosóficos. Além de todas essas publicações, ele contribuiu com verbetes para a Enciclopédia de Diderot e D’Allambert, e deixou uma extensa e rica correspondência, que soma mais de 20 mil cartas.