O que é a infância na psicologia?
A infância é a etapa fundamental da vida das crianças, sendo os primeiros 3 anos de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual.
Qual a importância da família no desenvolvimento cognitivo das crianças?
A família desempenha ainda o papel de mediadora entre a criança e a sociedade, possibilitando a sua socialização, elemento essencial para o desenvolvimento cognitivo infantil. Qualquer que seja a sua estrutura, a família mantém-se como o meio relacional básico para as relações da criança com o mundo.
Como o ambiente familiar pode contribuir negativamente no desenvolvimento infantil?
Esses resultados sugerem que os recursos presentes no ambiente familiar funcionam como fatores protetores do desenvolvimento escolar. Entretanto, o número elevado de adversidades e os poucos recursos podem contribuir para a vulnerabilidade das crianças, dificultando o ajustamento escolar.
Quais os marços principais da segunda infância?
A segunda infância se mostra como uma etapa do crescimento onde a criança passa por um florescimento social e cognitivo. Iniciada aos três anos de idade, indica um reconhecimento do mundo onde vive. Sem contar a si mesma, já que começam a absorver conceitos básicos de convivência.
Como a psicologia entende a infância e a adolescência?
É na infância que perdas significativas, acontecimentos traumáticos, doenças, carências afetivas, podem comprometer o desenvolvimento mental e físico da criança. Assim como a infância, a adolescência é um período que também ocorrem grandes mudanças no ser humano, tanto a nível biológico, quanto psicológico e social.
O que é a psicologia do desenvolvimento?
Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina que se dedica a estudar as mudanças – ou a ausência delas – que atingem as pessoas no decorrer de suas vidas.
Qual é a importância da família no processo educativo?
A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.
Qual a importância da família no processo de aprendizado?
É na família que ela encontrará apoio para se desenvolver nos aspectos cognitivo, social, entre outros. Toda criança aprende a partir da observação sobre o comportamento e atitudes de seus responsáveis, sendo assim a criança reproduzirá toda e qualquer atitude que vier aprender no seio familiar.
Quais ações do convívio familiar contribuem para um saudável desenvolvimento infantil?
A convivência familiar precisa satisfazer as necessidades básicas a um ser, afeto, apego, desapego, segurança, disciplina, aprendizagem, dialogo, dentre outras. É nessa via que a criança estrutura a mais importante forma de aprendizagem, isto é, a capacidade de aprender a se relacionar.
Quais as características de uma criança que tem uma boa base familiar?
Aspectos como linguagem, raciocínio, capacidade de abstração e de resolução de problemas são fomentados no ambiente familiar. É sabido que, desde o nascimento, o bebê começa a aprender e que essa prática só termina ao fim da vida.
Quais são as fases da segunda infância?
Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) Dos 10 até os 18 anos.
Qual a principal atividade na segunda infância?
Habilidades motoras na Segunda Infância: Cinco anos de Idade: Possui total controle nas habilidades de girar, arrancar e parar de forma efetiva em jogos; Pode correr e dar saltos à distâncias de 70 a 85-90 cm; Conseguem descer uma escada longa sem ajuda, alterando os pés.
0